segunda-feira, 11 de julho de 2011

Mostra Latino-Americana acontece no câmpus 1 nesta segunda-feira

Mostra Latino-Americana acontece no câmpus 1 nesta segunda-feira

por Alessandra Meinicke


Nesta segunda-feira, 11, quarto dia do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau as apresentações da Mostra Paschoal Carlos Magno Universitária Latino-Americana acontecem no câmpus 1 da FURB, às 16h 30 e 18h 30. A peça em cartaz é El Cadaver de um Recuerdo Enterrado Vivo, do Instituto Universitário Nacional del Arte, IUNA, de Buenos Aires, Argentina.
Diz a sinopse da peça: Seis meses depois da morte da proprietária de uma empresa, o viúvo, agora como novo chefe, não consegue distribuir o trabalho aos empregados, já que sofre de uma tremenda depressão. Tempo livre que desespera, desejo de aposentar-se, confabulações e recordações que atravancam uma empresa do bairro. Autoria e direção de Sergio Boris
Também na segunda-feira, no Auditório Willy Sievert, Teatro Carlos Gomes, às 20h 30 e 22h 30, na Mostra Universitária Nacional será encenado o espetáculo O Horácio, da X Turma De Artes Cênicas, do Centro Universitário Barão de Mauá, São Paulo. 

Sinopse
As cidades de Roma e Alba estavam em guerra pelo poder e ao mesmo tempo eram ameaçadas pelos etruscos. Para os exércitos não se enfraquecerem diante do inimigo em comum, os chefes decidiram que por cada cidade lutaria apenas um homem. A sorte determinou que lutaria por Roma, um Horácio, e por Alba, um Curiácio. Os exércitos, ao perceberem que a irmã do Horácio escolhido era noiva do Curiácio, indagaram se a sorte deveria ser tirada novamente, mas mesmo assim ambos mantiveram as escolhas e resolveram lutar. Horácio venceu Curiácio e ao voltar para Roma, glorificado, deparou-se com a irmã chorando pelo noivo derrotado. Indignado com a reação, Horácio enfiou sua espada no peito da irmã, silenciando todas as comemorações. Após essa atitude, os romanos tiraram da mão do Horácio, sua espada, e resolveram realizar em julgamento para decidir o destino do vencedor, que era também um assassino.
A autoria da peça é de Heiner Müller e com direção de Carlos Canhameiro. 
Ainda na noite de segunda-feira, na Mostra Blumenauense, no Auditório Carlos Jardim na Fundação Cultural de Blumenau, acontece a apresentação do grupo Independente com a peça ‘Estrangeiros’. Serão duas apresentações: às 20h 30 e às 22h 30.
Diz a sinopse da peça: Na loja de fantasias de propriedade de seu pai, Alicia vê chegar um desconhecido, de quem ela pouco compreende a pronúncia e as palavras. Neste encontro, Alicia, acostumada às certezas daquele ambiente, poderá se enxergar de longe, de fora, sem disfarces. Jogada contra si mesma e exposta à nudez da sua vida, ela, então, se agarra à única chance que tem de tentar mudar tudo.
A peça é de autoria de Gregory Haertel e direção de Fábio Hostert. A classificação é de 18 anos.

Palco sobre Rodas
A segunda-feira marca a estreia do Palco Sobre Rodas nesta 24ª edição do FITUB, com a apresentação Trajetória \”X\”, do grupo CHIA, LIIAA!, da Universidade de Brasília, Distrito Federal. Será na  E.B.M. Profª Zulma Souza da Silva, às 19h30.
Sinopse da peça: Trajetória “X” coloca em cena crianças e adolescentes em situação de exploração sexual em pleno centro da capital brasileira. “AP”, “GS”, “PL” e “RT” são quatro adolescentes que revelam sua coragem e generosidade ao reviverem momentos tocantes de suas trajetórias pessoais, momentos dramáticos de seus passados e presentes, assim como suas expectativas – ou não – para o futuro.
 A autoria e a direção da peça é de Fernando Villar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário