domingo, 11 de julho de 2010

Discurso de Pita Belli na Abertura do 23° FITUB

Boa noite!

Bem vindos ao 23° Festival Internacional de Teatro Univeritário de Blumenau!

É com imenso contentamento que recebemos todos aqui para darmos continuidade a uma intensa semana teatral. Digo continuidade porque finalizamos agora a pouco a III Jornada Latino Americana de Estudos Teatrais, com gente, muita gente, de muitos cantos. Uma troca intensa de informações sobre pesquisa teatral no âmbito das universidades brasileiras e latino-americanas.
E no festival? Bem, no festival teremos espetáculos, oficinas, vídeos, análises, conversas, muitas conversas sobre o que vemos e o que fazemos.
Neste ano, para todas as atividades realizadas pelo festival, contamos com companheiros de diversos cantos do mundo: Canadá, Cuba, Portugal, Estados Unidos da América, Chile, Colômbia, Argentina. E desse nosso grande Brasil. Culturas diversas que se unem para respirar teatro, transpirar teatro.
Importante frisarmos que o festival internacional de teatro universitário de Blumenau é, há 23 anos, uma promoção da Fundação Universidade Regional de Blumenau, que, ademais, conta sempre com vários parceiros e apoiadores para que consigamos levar a cabo tantas ações. Neste ano temos como parceiros o Governo do Estado de Santa Catarina, através do Funcultural, a Cia. Hering e o Grupo RBS.
No entanto, fundamental mesmo para que tudo aconteça, é a força jovem que está presente em nossa equipe de trabalho. Equipe que, diga-se, é, em sua grande maioria, formada por voluntários. É esse trabalho que, nos bastidores, garante que tudo aconteça a contento e com contentamento. Mais, com o entusiasmo daqueles que, ao doarem sua energia para a realização deste festival, estão investindo na cultura do teatro e de blumenau, com a certeza de que se farão mais fortes pelas suas mãos.
Além disso, temos voluntários de vêem a blumenau especialmente para trabalhar na equipe de organização. Estão presentes aqui a USP, o Conservatório Dramático Musical de Tatuí- SP e a Fundação Catarinense de Cultura. Croata, Jaime, Falcão, Osni.
Cabe lembrar, ainda, que neste ano, a Mostra Blumenauense de Teatro, que acontecerá dentro da programação do Festival, é uma parceria com a Fundação Cultural de Blumenau e com a recém criada Abluteatro – Associação Blumenauense de Teatro, mais uma iniciativa da ativa mocidade teatral daqui.
Por fim...
Obrigada a todos, todos e, em especial, ao público, que a cada ano, com sua presença, confirma a necessidade da continuidade deste festival.

Bom festival a todos!

Pita Belli (Patrícia de Borba)
Coordenadora do 23° FITUB e Professora do Dep. de Artes da FURB

Nenhum comentário:

Postar um comentário